O Sistema/Estilo:

O Sistema/Estilo: Tung Yao Chao (Falcão Garra de Ferro) teve sua finalização (criação) 1983 por mim em família, tem ramificação do punho longo (Chang Chuan) e do punho curto (Nang Chuan) do kenpô Chinês Chuan-fa; O Sistema/Estilo possui 13 punhos e 169 sub-divisões +1 para os jogos de boxe ( formas / katis) que eleva a saúde física e mental até o fim da vida.

E “creio que não criei nada de novo, apenas voltei a um passado que só conheci em intercâmbios com vários professores, mestres, estilos e livros, com muito esforço e dedicação pessoal “já vivi minha metade de vida para os outros com base no que li, escrevi e pratiquei; E ainda vivo a minha outra metade na nobre Arte oriunda do Oriente.”

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

NASCIMENTO, DESENVOLVIMENTO:



ACK/Sun-Tsu
Associação Cristã de Kung-FU para “A ARTE DA GUERRA.”                    SISTEMA/ESTILO:  
KUNG-FU /BOX CHINÊS “Falcão Garra de Ferro”).                                                                       
Presidente: Elias dos Reis (Mestre).
Diretor Técnico: Martinho dos Reis (Grão-mestre).

01-Estilo ministrado: Kung-fu / Box Chinês.
Sistema/Estilo: Tung Yao Chao  (Falcão Garra de Ferro ou Gavião Garra de Ferro).
-
 Fundadores:
MESTRE: MARTINHO FALCÃO / MESTRE: ELIAS TREME-TERRA / MESTRE ELIEZER CRISPIM /  EM MEMÓRIA: MARTINHO PAI ( + ) /  EM MEMÓRIA: SACERDOTIZA CLARICE (+) /EM MEMÓRIA: PROF. elizeu (+) / EM MEMÓRIA: MESTRE HÉLIO PERIGÓSS (+).


02- NASCIMENTO, DESENVOLVIMENTO:
Sistema/Estilo: Falcão Garra de Ferro ou Gavião Garra de Ferro (Tung Yao Chao).
SINOPSE: Martinho Falcão (Mestre).
Por ter treinado com professores e alguns mestres após ter absorver todo conhecimento de meus irmãos e o conteúdo filosófico de minha mãe adepta das máximas do Confucionismo, logo meu Kung-fu (karate chinês) tomou forma particular tornando-se um estilo com particularidades que me dava uma certa vantagem  sobre meus adversários  devido a leitura por muitas vezes do pouco que se tinha na época, tornando meus movimentos mais conscientes e dinâmicos nem sempre tão rápido, mas mesmo assim  muito dinâmico, muito mais para quem via do que para mim que praticava, eu seguia princípios e regras básicas como: Toda técnica ofensiva e defensiva tem de proteger de modo eficiente os olhos, garganta e virilhas. Naturalmente, quando atacamos, temos que ser capazes de chegar ás áreas vitais do oponente sem expor as nossas. Então fui ganhando o respeito e admiração  de muitos sem perde “a essência do kempô chinês de meu pai duro (externo) quase mortal para mim já que eu era o mais jovem do grupo e a menor diferença de idade em relação a mim era de 12 anos e 31 kilos, mas eu era filho do professor tinha que agüentar;”então a linha interna começou a ser minha linha preferida, mas no inicio foi encarada como “forma do covarde” porque eu esquivava muito e a técnica de meu pai tinha que ter enfrentamento.”
  
 Eu não fui apresentado ao Kung –fu,   e sim  ao  Chuan-fa Kempô (Karate Chinês do século XVI) nos anos 60, mas só comecei a praticar karate kenpô Chinês nos anos 70, até então eu praticava (Boxe e Capoeira) após anos de  estudos e pesquisas e intercâmbios com outros professores, mestres e livros que começaram a fazer parte das nossas vidas como o “I-CHING o LIVRO DAS MUTAÇÕES  e um “MANUAL DA CIÊNCIA e Sabedoria  DE CONFÚCIO” adotado por mim para  o Sistema/Estilo:  (Falcão Garra de Ferro) com (linha Interna) predominando a  ramificação de Chang SanFeng de Wudang,  e na  (linha Externa) Sistema/Estilo:  Tung Yao Chao  predomina  a ramificação do monge Pak Mey (Sobrancelha Branca) do templo Shaolin, o (Falcão Garra de Ferro) teve sua finalização (criação) em 13 de novembro 1983 por mim em família, tem ramificação do punho longo (Chang Chuan) e do punho curto (Nang Chuan) do kenpô Chinês Chuan-fa, com 13 punhos e 169 sub-divisões +1 para os jogos de boxe ( formas/katis) que eleva a saúde física e mental até o fim da vida.

A- Dos Punhos:

No Sistema/Estilo:  Falcão Garra de Ferro (Tung Yao Chao) treinam-se os animais que são especializados “principalmente na longa distância,” usando as pernas do estilo Punho Longo (Chang Quan).

Obs: Também se trena o punho curto (Nan Quan) pela qualidade nos exercícios preparatórios, principalmente na “base para a resistência e condicionamento das pernas” durante o treino pelas posturas baixas.


B- O poder Falcão:
O Falcão tem o poder de observação e determinação do tigre e a paciência do Dragão; Ele ensina emboscar, agarrar e dominar a presa”... Através do seu poder de mutação para utilização dos elementos de outros animais e as cincos formas de punhos, palmas, e garras, formando os 13 Punhos e suas divisões 169 + 1.

Principais elementos dos animais:
Os elementos do Tigre estão no sentar e observar, na força e determinação,
Os elementos do Leopardo estão no correr, a velocidade e a força,
Os elementos da Serpente estão na flexibilidade e resistência,
Os elementos do Louva-a-deus estão na leveza, elegância, astucia.
Os elementos do Dragão estão na paciência, para cavalgar o vento.
         Os elementos da Garça estão na agilidade, precisão e crueldade,
Os elementos do Urso estão na bravura e força,
Os elementos do Leão estão no seu urro, liderança, controle, poder.
Os elementos do Falcão estão na violência com que utiliza a garra.

* O Punho de Ferro / A Palma de Ferro / A Palma do Monge / O Punho de Ferro e a Palma / O Punho e a Garra.

* O mais importante, para o treino do sistema/estilo apresentar-se completo, é transmitir as quatro categorias de luta. Estas quatro categorias estão frequentemente incluídas em qualquer estilo de artes marciais chinesas; Depois de milhares de anos de conhecimento acumulado e experiência de luta, as técnicas marciais podem ser divididas em quatro categorias principais. Essas quatro categorias são: golpes de pernas (Ti), golpes de mãos (Da), projeções (Shuai) e chaves          ( Chin Na).
C- Katy - significa  "forma" é uma palavra chinesa utilizada em várias artes marciais. No kung-fu, descreve uma simulação  onde o combatente detalha  os movimentos, que é praticado índividualmente ou em equipe. Antes de executá-lo, o praticante deve passar por uma prática de técnicas fundamentais de simulação, que representa uma sequência de movimentos, ataque e defeza numa luta imaginária. Cada ataque deve ser executado como se o oponente estivesse em sua frente, para atingi-lo, e cada defesa deve ser executada como se o adversário estivesse mesmo a atacá-lo, em uma situação real de perigo. Cada movimento tem sua interpretação, devendo ser respeitado seu  tempo e aplicação.
* O objetivo da forma (kati ou forma) é ajudar no desenvolvimento das aptidões psicológicas e físicas necessárias para o verdadeiro combate.

D- Exercício de força interna (Qi-gong).
 “Qigong” e o “Jin Gong,” uma vez que envelheça as técnicas que aprendeu serão inúteis, porque perdeu a sua força muscular. Com base nos conceito filosófico que a arte marcial Tai ji quan o Punho do Grande Ultimato criado na Dinastia Song (960 - 1127 D.C.) pelo Daoista Zhang San Feng originalmente criado para o combate, a sua teoria de luta é usar a suavidade contra a dureza e o circular para neutralizar o linear ou o rectilíneo. Para alcançar este objectivo, o corpo tem que estar suave e os movimentos devem ser fluidos e naturais o Tai ji quan realça o desenvolvimento do Qi ou energia interna. Uma mente concentrada conduz o Qi e fá-lo circular em todo corpo. Por esta razão, o Tai ji quan é utilizado no Sistema/Estilo: Tung Yao Chao (Falcão Garra de Ferro). para elevá a saúde física e mental até o fim da vida.
O Yi Jin Jing originalmente não foi criado para combater. No entanto, o Qigong marcial criado apartir dele, tinha a capacidade de aumentar de forma significativa a força, como tal tornou-se numa disciplina necessária no templo de Shaolin. Isto teve um efeito revolucionário nas artes marciais Chinesas, conduzindo-as ao estabelecimento de uma fundação interna baseada no treino do Qi. Pouco tempo depois da morte de Da Mo, diversos estilos marciais eram criados que davam ênfase a um corpo suave em vez do corpo musculado e rijo desenvolvido pelos padres de Shaolin. As razões para isto eram muito simples. Eles acreditavam que uma vez que o Qi (energia interna) era a raiz e a fundação da força fisica, um artista marcial deveria primeiro construir essa raiz interna. Quando o Qi é abundante e cheio, este pode energizar o corpo físico a um nível elevado para que a força possa ser mais eficiente e efectiva quando manifestada. No entanto para desenvolver o Qi e faze-lo circular fluidamente, o corpo tinha de estar relaxado e a mente concentrada.

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