O Sistema/Estilo:

O Sistema/Estilo: Tung Yao Chao (Falcão Garra de Ferro) teve sua finalização (criação) 1983 por mim em família, tem ramificação do punho longo (Chang Chuan) e do punho curto (Nang Chuan) do kenpô Chinês Chuan-fa; O Sistema/Estilo possui 13 punhos e 169 sub-divisões +1 para os jogos de boxe ( formas / katis) que eleva a saúde física e mental até o fim da vida.

E “creio que não criei nada de novo, apenas voltei a um passado que só conheci em intercâmbios com vários professores, mestres, estilos e livros, com muito esforço e dedicação pessoal “já vivi minha metade de vida para os outros com base no que li, escrevi e pratiquei; E ainda vivo a minha outra metade na nobre Arte oriunda do Oriente.”

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Sun-Tsu (a arte da guerra).




Sun-Tsu (a arte da guerra).
Em (480-221 a.C.)  período dos Estados Guerreiros produziu muitos estrategistas que enfatizavam a importância do Kung Fu na construção de um forte exército. Conforme mencionado por Sun-tzu (A Arte da Guerra), "Exercícios de luta romana e ataque fortalecem o físico do guerreiro". Dos notáveis mestres de Kung Fu em luta de espadas naquele tempo, muitos eram mulheres. Uma delas, Yuenu, foi convidada pelo Imperador Goujian, para expor suas teorias sobre a arte de esgrimista. O termo oficial para o Kung Fu naquela época era chi chi wu (os mesmos caracteres que os usados para o ju jutsu japonês).

“O Homem, a guerra, e a defesa pessoal em 5000 anos...”
No homem aos 08 anos – As emanações dos seus testículos (rins) estão completamente desenvolvidas, crescem cabelos, começa a mudar dentes;
-Aos 16 anos – As emanações de seus testículos tornam-se abundantes e começa a segregar sêmen, tem uma abundancia de sêmen que procura expelir;
- Aos 24 anos – Emanações dos testículos são regulares músculos e ossos são firmes e fortes, nasceu o último dente e o homem atingiu a altura máxima;
- Aos 32 anos –Músculos e ossos no apogeu, a carne é saudável e o homem é robusto e fecundo;
- Aos 40 anos – As emanações dos testículos diminuem, e o cabelo começa a cair e os dentes apodrecem;
- Aos 48 anos – O vigor está reduzido ou esgotado, aparecem rugas no rosto e o cabelo das têmporas embranquece;
- Aos 56 anos – A secreção do sêmen, esgota-se do fígado deterioram-se, os músculos deixam de funcionar devidamente, a força física do chega ao fim;
- Aos 64 anos – Perde os dentes e o cabelo.

Chi-Po responde: “Os que seguem o tao, e o caminho certo, podem escapar a velhice e conservar seu corpo em perfeitas condições”. (livro Nei Chig – O livro de ouro da Medicina Chinesa).

5000 anos aproximadamente surgiu o WU-SU (Arte de Guerra) – Kung – Fu, atribui-se ao grande Imperador Amarelo Huang-Ti (2.674 a.C. aproximadamente). Dizem às lendas que o Imperador Amarelo, usava a sabedoria do oráculo , como fonte e estratégica na guerrilha, avançando assim junto com a evolução do Kung-Fu.

2.674 a.C.(aproximadamente) – Antigos registros rudimentares chamados Ch’lou Ti “tática militar” e acredita-se que este estilo de Kung-Fu era limitada às técnica com armas (Kanchiwu – dança com machado e escudo).

1º referencia de (Forma individual de combate).
2.600 a.C.  (aproximadamente) – Forma individual de combate Go-Ti (furar com chifres), inventado por Chi-Yu, finalmente vencido por hsien Yuan Wanti (batalha de Tuluk), e dizem as lendas que Mestre Hsien, era um profundo conhecedor do oráculo Chinês.
Os Primórdios
Em (1766 - 1122 a.C.), Dinastia Shang. Os primeiros registros fiéis de Kung-Fu foram encontrados em ossos e cascos de tartarugas da embora se acredite que o Kung-Fu se desenvolveu muito antes disso. Machados depedra, facas e flechas foram desenterrados do período da China em recentes escavações. Na verdade, Huang-Ti, o terceiro dos Três Imperadores de Outono (embora alguns o considerem o primeiro imperador da China) usava espadas de cobre para o combate.
Em (1122 a.C.) Ch'uan - fa, ou estilo do punho, como era chamado o Kung Fu no começo, tornou-se muito popular, quando os guerreiros de Chou da China Ocidental derrotaram o monarca da dinastia Shang.
Séc. VIII e VII a.C. – foi escrito o livro “Book os Songs” (Shih-Ching) que: “Sem as técnicas de luta um homem é renegado ao posto mais baixo no exército”.
        Em (770-481 a.C.) O de período foi chamado de Era da Primavera e do Outono. Durante esta época, o Kung Fu foi chamado de ch'uan-kung, e a arte começou a florescer. Durante o período Chou, uma espécie de luta romana chamada jiaoli foi listada como um esporte militar juntamente com arco e flecha e corrida de carruagens.
Séc. VI a.C. – Modificação total na formulação do Kung-Fu elevando-o do simples plano de defesa pessoal.


567 – 486? a.C. Buda – O homem do manto amarelo foi coberto de gasolina e incendiado. Morreu impassível, cercado de outros monges amarelos. Era um protesto budista. Resistir à violência sem empregar a violência, porque ela éDukkha (desarmonia).
551 – 479a.C. – Confúcio – O primeiro acontecimento de realce, o pronunciamento de Confúcio, necessidade de cultivar as Artes marciais. Confúcio estava familiarizado com as primeiras formas de Cong-Fu. Seus alunos eram treinados com as técnicas secretas de combate desarmado. Em seus escritos diz: como existem as artes literárias, deveria haver as artes militares. Então incluía o arco e flecha e de como conduzir o “Chariot” (espécie de pequena charrete), entre as seis artes que ensinava os discípulos, as outras quantro (caligrafia, matemática, física e dignidade) ainda mais significantes eram os ensinamentos do grande sábio LaoTzu. Contemporâneo de Confúcio, LaoTzu escreveu o Tao Te-Ching, que descreve a sabedoria do taoísmo em belas e românticas passagens.
Em (480-221 a.C.) período dos Estados Guerreiros produziu muitos estrategistas que enfatizavam a importância do Kung Fu na construção de um forte exército. Conforme mencionado por Sun-tzu (A Arte da Guerra), "Exercícios de luta romana e ataque fortalecem o físico do guerreiro". Dos notáveis mestres de Kung Fu em luta de espadas naquele tempo, muitos eram mulheres. Uma delas, Yuenu, foi convidada pelo Imperador Goujian, para expor suas teorias sobre a arte de esgrimista. O termo oficial para o Kung Fu naquela época era chi chi wu (os mesmos caracteres que os usados para o jujutsu japonês).
Em (221-206 a.C.) as dinastias Ch'in e Han (206 a.C. - 220 d.C.) presenciaram o crescimento de artes marciais como o shou-bo (luta romana) e o shuai-jiao, uma contenda na qual os participantes se defrontam com chifres de boi nas cabeças. O Kung Fu passou a se chamar chi ch'iao. Várias novas armas foram incorporadas à arte, e o taoísmo(Filosofia Tao) começou a influenciar a filosofia de luta.
Dinastia Han – aproximadamente 200 a.C.(O jogo dos animais 2100 anos atrás)  Ilustrações mais antigas foram encontradas há alguns anos em escavações feitas na tumba de um general da época da dinastia Han. Esses desenhos de homem e mulheres fazendo ginástica com postura de animais foram executados sobre seda. Quarenta e quatro figuras foram desenhadas em diversas posições. Muitos desses desenhos apresentam trechos interrompidos e apenas algumas legendas são legíveis.

158 – 87 a.C.(aproximadamente) Imperador Han Wu Ti – Entusiasta e propagador do Go-ti, tomaram-se cada vez mais popular e pela primeira vez fascinaram o público. O livro de Han, escrito por Pan Ku, estratégia de Kung-Fu: configuração, princípios, positivo e negativo nanatureza, maquiavelismo e perícia. Sobre perícia detalha bastante o combate corpo a corpo, defesa, exercícios utilizando braços e pernas, o uso de variedades de armas e maneiras de conduzir o inimigo para uma armadilha.

25 – 220 d.C. – A era HouHan, o Kung-fu continuou a florescer e o primeiro estilo moderno criou forma. Criado por KwokYee, e conhecido como o estilo da “mão comprida”, este método destinava-se a subjugar de uma distância maior do que a do combate corpo a corpo.
190 – 265 d.C. (aproximadamente) – A Medicina Chinesa alimentara o próximo avanço significante da arte. Registros antigos descreveram um brilhante médico chamado Hua T’ o que idealizou uma seqüência de movimentos destinados aliviar tensões musculares e emocionais, enquanto fortalecia o corpo. Hua, certamente mais adiantado que seu tempo, atribui-se à descoberta da anestesia, que conseguia misturando várias ervas com vinho. Uma de suas lições, que aparece em crônicas de HouHan-Shu, convincentemente amplia sua perspectiva e parece sido escrito por um mestre de Kung-Fu de um temp posterior. “O corpo precisa de exercício”, explica ele, “mas não a ponta de exaustão, pois o exercício provoca a eliminação do ar sistema, estimula a circulação do sangue e previne doenças. A soleira da porta quando utilizada nunca apodrece, o mesmo acontece com o corpo. Eu tenho um sistema de exercício chamado “Wuquinxi”(a travessura dos cinco animais). Consiste de uma imitação dos movimentos do tigre, veado, urso, maçado e do pássaro. Esse sistema evita doenças, dá forças as pernas (essencial no Kung-Fu) e aumenta a saúde. Consiste em pular, contorcer, oscilar, rastejar, rodar e contrair”.
Aindadurante o período dos Três Reinos, foi Ge- Hongque se baseou muito na pesquisa de seu antecessor Hua T'o, que, criou um método de movimento e respiração chamado wu chienshi. Este incluía a imitação dos movimentos do pássaro, veado, urso, macaco e tigre. Dizia-se que Hua T'o recebeu ajuda de um sacerdote taoísta chamado Chin Ch'ien. As obras de Hua T'o e Ge Hong foram um marco do desenvolvimento de exercícios de Kung Fu.
Em (265-439 d.C.) Na  dinastia Jin e nas dinastias do Norte e do Sul (420-581 d.C.), um famoso médico e filósofo taoísta, integrou o Kung Fu com chi kung (execícios respiratórios, também chamados qi-gong). Suas teorias de poder interior e exterior ainda são respeitadas até hoje.
(420-581 d.C.) durante as dinastias do Norte e do Sul Com a chegada de Bodhidharma houve também um grande desenvolvimento da história do Kung Fu.
535 – 551 d.C. (aproximadamente) – Mestre tornaram-se peritos nas artes Marciais, que o Imperador Niwanti escreveu no livro literatura clássica, que as técnicas da “Mão comprida” capacitava ao praticante defender-se de oponentes fortemente armados, com suas mãos nuas.

520 d.C. (aproximadamente) – Chegada da Índia o monge budista Ta-Mo, 28º patriarca depois de Gautama e Buda oriental. A grande influência da Arte Marcial e Ta-Moé recolhido em Shaolin. Introduzindo pela fraqueza física dos monges durante horas de meditação “os dezoito movimentos das mãos de Arhan” ou “os dezoito boxes dos monges” exercícios meditativos e terapêuticos. Introdução dos cursos “permuta de forças” e “higiene mental” e técnicas para fortalecimento dos órgãos internos, evitar doenças e fortalecimento da função vital.

557 d.C. (aproximadamente) – porém após a morte de Ta-Mo, que o Kung-Fu de Shaonlin começou a tomar forma de luta.

Séculos VI e VII d.C. (aproximadamente) – os monges de foram convocados a ajudar no combate a uma invasão. Eles se desincumbiram tão dessa missão e com tão espantosa facilidade que instantaneamente ficaram famosos em toda a China por habilidade.

705 – 907 d.C. (Dinastia Hou Tang) – Um monge chamando SzwHungpey inventou “Mão enganadora”, técnica que trouxe mais destreza à arte. Esta forma de prestidigitação visual elevou, mais tarde, as técnicas de Shaolin, fazendo-as possivelmente as mais espetaculares da época.  

690 – 1127 (Dinastia Sung) – Com a chegada da dinastia, a importância do templo Shaonlin inexplicavelmente começou a decair. O fundador e imperador da dinastia, Sung Tai Jô, era ele próprio Mestre de Kung-Fu. Como a ele é atribuída a origem do altamente respeitado estilo “Punho Longe” (praticado ainda hoje, e amplamente reconhecido como uma das maiores ramificações da Arte), é possível que ele tenha contribuído para o declínio de Shaonlin.

1103 – 1142 (Dinastia Sung) – Um famoso general chamando Yao Fei, fez diversos melhoramentos na Arte baseada em técnicas com armas. Perito em luta com lanças, criou o estilo corpo a corpo “Shan Shou de Yao” hoje conhecido como “Garra de Águia” – Yen Cho. Essas técnicas sem armas, discípulos descobriram ainda uma outra ramificação chamada “YeeChuen” ou Punho Intelectual.

1203 – 1401 (Dinastia Sung)Chang San Feng, monge taoísta descobriu Kung-Fu “Punho Leve ou estilo interno (Tai Chi Chuan). O Sucesso dos ensinamentos de Chang quase levou a escola Shaolin às margens da extinção. Dizem as lendas que Mestre Chang, era um profundo conhecedor do oráculo Chinês.

Nós sabemos pelo menos de dois estilos internos que foram criados neste período (550-600 D.C.): HouTianFa (Técnicas do Poste do Céu) e XiaoJuiTian (Nove Pequenos Céus). De acordo com alguns documentos, estes dois estilos seriam as origens do Taijiquan, a criação que é atribuída a Chang San-Feng nos finais da dinastia Song (cerca de 1200 D.C.).

1522 – 1566 d.C. (aproximadamente) – Um jovem do nome Yen tornou-se um sacerdote,
do tempo de Shaolin          com o nome de Chuen Yan. Perito em espada e combate corpo a corpo, reuniu os trabalhos de todos os seus antecessores Shaolin e unifico os em 72 estilos fatais, desejando que Shaolin voltasse á sua época de glória, viaja por todo o continente e procura de famosos peritos de kung-fu , para conhecer seus segredos e aprimorar ainda mais a artes. Um dia em suas andanças, ele deparou com um mendigo Li Chieng , que não possuía grandes conhecimentos e apresentou-lhe ...


Dinastia Han
– aproximadamente 200 a.C.
(O jogo dos animais 2100 anos atrás).

Ilustrações mais antigas foram encontradas há alguns anos em escavações feitas na tumba de um general da época da dinastia Han. Esses desenhos de homem e mulheres fazendo ginástica com postura de animais foram executados sobre seda. Quarenta e quatro figuras foram desenhadas em diversas posições. Muitos desses desenhos apresentam trechos interrompidos e apenas algumas legendas são legíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário